Oi! Meu nome é Elaine Yanagui, e sou autora e ilustradora de histórias infantis.
Estudei Design na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e por mais de dez anos trabalhei com materiais educacionais até que, em 2020, abracei com carinho um propósito e junto com ele, a profissão de escritora e ilustradora. Como foi que eu escolhi trilhar esse caminho? Te conto:
Quando eu era criança, os dias chuvosos passavam rápido enquanto eu lia gibis, desenhava e pintava os personagens da turma da Mônica.
Os dias de sol, no entanto, traziam ainda mais possibilidades! Junto com o meu irmão e outras crianças, as brincadeiras alternavam entre: pega-pega, esconde-esconde, pular elástico, contornar a calçada andando sobre o meio fio. Até um cair e a mãe lambuzar seu joelho com mercúrio e mertiolate [que naquela época ardia, lembra?]. Minutos de descanso e um chororozinho depois, e a gente voltava a brincar mesmo com o joelho daquele jeito. Naquela fase, tudo o que importava era fazer o que gostava e aproveitar o dia ao máximo, até o entardecer.
Lembrando momentos assim foi que eu percebi o que hoje parece óbvio: nessa idade, a gente aproveitava o tempo para fazer o que realmente gostava. No meu caso, desenhar, pintar, e correr até cansar.
Voltando para os dias de hoje e misturando tudo isso com os temas que ganharam relevância para mim de lá pra cá, como a filosofia, o desenvolvimento pessoal, o interesse pelo aprendizado e o desenvolvimento de valores como a resiliência e a coragem [acho que até já superei o medo que eu tinha de minhoca!], criei para mim um propósito:
Quero levar a você e a seu pequeno um tantinho de cada uma dessas coisas através das histórias que escrevo, com criatividade, diversão, leveza, mistério, curiosidade e o senso de aventura que acompanha cada nova descoberta e aprendizado da infância.
Nasci e cresci em Curitiba em janeiro de 1987 (aquariana!), e dentre outras coisas sou fã das artes manuais, do som do violão, do conhecimento oriental, das coisas da natureza, dos temperos naturais e dos chazinhos “mágicos” de bruxa, assim como fã incondicional dos bolos de vó [e com cobertura!]. Adoro fazer bolo!
Agradeço a você, que leu a minha história até aqui, e aos professores de escrita que orientaram [e orientarão!] meus próximos passos nesse "mundo" fantástico que é a literatura. Vocês tem a minha gratidão!
Dito isso, convido você, querido leitor, para ler boas historinhas para seus pequenos. Vem!
Me acompanhe nas redes!