Conheça a versão física dos livros da Coleção Natureza!
2024: iniciamos um novo capítulo!
Desperte o Sol em você
Livro infantil Amigo Sol traz em versos a beleza desse astro e provoca reflexões com sensibilidade e bom humor
A relação do homem com o Sol tem suas raízes profundas fincadas em território simbólico, num tempo em que a experiência, a observação e a interpretação dos fenômenos naturais eram suas principais ferramentas.
Na cultura egípcia, por exemplo, o Sol era considerado um deus e conhecido por Rê (ou Rá), ou ainda Shamash entre os babilônios, Hélios entre os gregos; em outras tradições, o astro simbolizava a ressurreição, pois "nasce" e "morre" todos os dias. E a lista de interpretações e simbologias se estende.
Voltando a essas raízes, percebo que traçar paralelos entre a natureza e a vida ajuda a construir aprendizado por metáforas e analogias, e talvez mais que isso: faz perceber o quanto dela há em nós, e o quanto pode haver de nós na natureza.
A ideia do livro Amigo Sol é fazer esse paralelo entre o Sol e a nossa vida, de maneira lúdica, para crianças de todas as idades (inclusive para a criança que mora em mim e em você).
Sol: valores singelos que provocam reflexões
O Sol traz muitas possibilidades! Veja algumas:
"O Sol oferece luz e calor a quem está à sua volta, mas também queima quem dele se aproxima sem respeitar os seus limites."
Frase que ouvi numa das lindas palestras da filósofa Lúcia Helena Galvão. O 'Respeito a si' é apenas uma de muitas interpretações possíveis.
A generosidade do Sol em partilhar sua luz com os demais me fez pensar em outra:
Descobrir o que temos de melhor e compartilhar com quem está ao redor ilumina a nossa presença.
Valores como a responsabilidade e a constância estão também presentes no ciclo do Sol, e é provável que somente a falta nos faria perceber o quanto são importantes.
Imagine se o Sol, de repente, resolve 'não amanhecer'?
A responsabilidade e senso de propósito também são valores solares, e cabe aqui uma licença poética em dizer que o Sol "assumiu para si a missão de manter a vida na Terra". E a partir disso pensei aqui, veja se você concorda: quem sabe a vida ganhe mais sentido quando assumimos o compromisso com algo que nos seja caro e zelando por ele, como uma missão de vida. O que você acha? Me diz nos comentários!
Como escritora de livros infantis, me encanta poder levar a eles reflexões aparentemente simples como essas - com exceção a essa última! -, mas que escondem um potencial enorme de conversa por fazer um elo com o lado mais lúdico da vida, instigando a curiosidade dos pequenos pela observação do que os rodeia.
Para escrever o livro Amigo Sol, escolhi trazer o simbolismo desse astro como 'a luz que trazemos em nosso coração', e que, ao compartilhá-la, brilhamos e inspiramos outros a brilharem também. Como uma vela que acende outras velas.
Ficou curioso? Se sim, deixo ao querido leitor o convite para conhecer o livro Amigo Sol pelo link abaixo, e também os outros e-books e poemas na página Livros e e-books.
Espero que a reflexão até aqui tenha sido útil para você.
Um abraço carinhoso, e até a próxima!
Indicação
Um podcast da escola de filosofia Nova Acrópole sobre o Sol, vale a pena ouvir:
O Sol precisa nascer dentro de você