Dia de todas as mulheres
São Francisco de Assis já empunhou uma espada!
A (nem tão) tranquila vida das árvores
Uma figueira é capaz de viver 200 anos, ou até mais.
Já imaginou por quanta coisa ela passou?
Uma figueira é capaz de viver 200 anos, ou até mais. Já pensou? Quantos dos seus antepassados viveram na mesma época que ela, e quanta coisa ela já viu e viveu?
A pergunta surgiu depois de pesquisar sobre as figueiras para uma historinha que estou escrevendo. Seguida da pergunta, veio o seguinte pensamento:
Mas a árvore fica ali, paradinha, não tem de se preocupar com nada . Um baita engano.
Olhar para uma árvore é saber que ela já vivenciou os estágios de semente, passando pelo broto, até se tornar o que conhecemos por árvore, e vivencia hoje seu estágio de maturidade.
É entender que ela supera seus próprios desafios, que vão desde adversidades climáticas, temporais, enchentes, raios, ventania, calor e/ou secas, das mais tênues às mais severas.
É notar que, além de fornecer abrigo para outras espécies de plantas e fungos benéficos e para animais como passarinhos, esquilos, quatis e outros, ela também sofre com ataques de fungos nocivos e de pequenos predadores como formigas e outros insetos.
Olhar para uma árvore, principalmente as mais antigas, é imaginar que nossos antepassados tiveram a oportunidade de ver essa mesma árvore num contexto bem diferente do nosso. Ela também tem suas memórias! (imagine o que nos contaria se pudesse falar?)
Olhar para uma árvore é compreender que as adversidades pelas quais nós passamos a natureza e os animais também passam. Cada um a seu modo.
Treinar o olhar para perceber o esforço de vida desses seres nos faz aproximar cada vez mais deles. Estamos aqui, afinal, fazendo o mesmo. Mas diferente da natureza, acumulamos coisas e temos nossos desejos, e tudo bem. Mas se recebemos tanto da natureza, do alimento ao abrigo, o que deixamos para ela em retribuição?
Ensinar aos pequenos esse olhar para com o meio ambiente passa, antes, por educar o nosso próprio olhar de gente grande. E a partir dessa prática, aprendemos e ensinamos, junto com eles, a fazermos escolhas mais conscientes.
Quando repetidas, essas boas escolhas se somam e formam uma espécie de 'bola de neve positiva', em que o somatório de cada pequeno esforço faz uma grande diferença. O importante é começarmos.
Se você passar por uma árvore amanhã, parabenize-a! Dia 21 de março é o dia das florestas. 21/09 é o dia da árvore, mas amanhã também serve ;)
• 21 de março, Dia Internacional das Florestas.
• 22 de março, Dia Mundial da Água.
• 23 de março, Dia Mundial da Meteorologia.
Que tenhamos sabedoria para cuidar cada vez melhor de tudo o que nos rodeia!
E por falar em natureza...
... convido você a conhecer os Poemas dos Quatro Elementos:
Um abraço carinhoso, e até a próxima!